Fases

Apresentação da proposta.
  • Powerpoint com a proposta a apresentar à turma (O que se pretende? Fases, Datas Previstas, Grelha de Balanços Intermédios, Critérios de Avaliação).
Pesquisa de conteúdos matemáticos transversal.
  • Consulta de sites e do manual.

Definição de grupos no Team Up e construção de um Blogue por grupo.
  • Foram definidos 6 grupos na turma.
Trabalho nos blogues e com a Dropbox...



Seleção de jogos e construção de protótipo.
  • Consulta de vários links com jogos, seleção e definição do primeiro esboço do que cada grupo pretende fazer.

  • Construção de cenários (para os "palcos") e/ou de figuras para os jogos (os "sprites") em Educação Visual, para serem usados no jogo de Scratch de cada grupo - respeito pelos direitos de autor.  

Recurso à Internet, à Dropbox e ao e-mail.
  • Consultas e partilha de materiais.
Construção do jogo didático e partilha.
  • Análise de comandos do jogo de Scratch, no sentido de poderem construir o seu próprio jogo (lógica matemática associada a ciclos de comandos, intervalos de variação nos movimentos, direções, coordenadas, ...).
  • Convite de um especialista, alguns colegas de outras turmas/escola e outra professora habituada a trabalhar com o software Scratch para uma sessão de apresentação do jogo produzido por cada grupo e recolha de sugestões.










Convidados e apresentação dos jogos


O nosso obrigado ao "avô Fred", à professora Sílvia Machado e aos seus alunos, da ES dos Casquilhos, pela presença, disponibilidade, e sugestões, bem como aos alunos do 8.º E da EB D. Luís de Mendonça Furtado que participaram na apresentação dos jogos matemáticos em Scratch dos alunos do 7.º C.








Agradecemos também a colaboração das professoras Ana Pina de TIC, dicas iniciais para blogues, e Mariline Alão de EV, pela produção de cenários.

A apresentação dos trabalhos por parte de cada um dos grupos foi muito interessante e dinâmica; pois, cada grupo procurou, em particular, envolver os restantes grupos no teste participado do seu jogo de forma interativa. Desta forma, criaram um ambiente participativo e envolvente por parte de todos e consideraram as sugestões. Parabéns aos alunos do 7.ºC!!! 

Construção do produto final - jogo didático.
  • Integração das sugestões no jogo concebido, atualização de blogues e reflexão.
Os alunos retomaram os protótipos dos seus jogos e procuraram tomar as sugestões em linha de conta.
Entregaram os jogos e estamos em fase de divulgação final. Os trabalhos prolongaram-se um pouco mais no tempo, devido à ocorrência de outras atividades do plano anual de atividades em que participámos; como tal, todos os jogos em Scratch foram entregues e realizada a reflexão e a divulgação está em curso (para partilha de links e experimentação partilhada), bem como a atualização final de blogues.

Avaliação.
  • Análise dos produtos finais jogo matemático em Scratch por grupo e Blogue face aos critérios.
Reflexão

Todos os objetivos visados inicialmente foram atingidos. Em particular, destaca-se o empenho, em geral, a capacidade de pesquisa e o envolvimento dos alunos na realização de um produto deles próprios. Foi interessante ver "crescer" as suas propostas e tomarem a forma final, pela criatividade e empenho que tal requereu e capacidade de seleção de aspetos a trabalhar e mobilizar.
Destaca-se, ainda, aspetos dos comandos do Scratch e do jogo, em si próprio, construído ligados à Matemática:

- lógica matemática para construir ciclos de instruções
- controlar os tempos usados
- trabalhar com coordenadas para situar objetos
- trabalhar com rotações, reduções e ampliações para trabalhar as imagens
- conceção da próprias perguntas matemáticas para o jogo e sua resolução

Sem comentários:

Enviar um comentário